[Fechar]

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Médico especialista em cabelo e pele fala sobre receitas caseiras para cabelo






Você é daquelas que só confia em produtos industrializados e caros para tratar os cabelos? E se um especialista em cabelos disser que algumas receitas caseiras são milagrosas para cuidar dos cabelos? Mudaria de idéia? Pelo sim pelo não, vamos a entrevista com o Dr. Valcinir:

Dr. Valcinir Bedin fala sobre a trajetória de vida dos cabelos

Dr. Valcinir Bedin fala sobre a trajetória de vida dos cabelos.
A constatação de que os fios de cabelos estão indo embora nas escovas, pentes e ralos pode ser um motivo de desespero para algumas pessoas. Para entender melhor a trajetória de vida dos cabelos é importante saber que cerca de 90% dos fios que habitam o couro cabeludo estão em fase de crescimento e possuem um tempo de duração de dois a seis anos. Os outros 10% se encontram na fase de repouso, ou seja, dura aproximadamente de dois a três meses. Após esse curto período o fio de cabelo cai.
Portanto, pode ser considerado normal que caiam de 50 a 100 fios por dia, e toda vez que um fio cai ele é substituído por outro no mesmo folículo, iniciando um novo ciclo. A queda excessiva de cabelos ocorre quando há um desequilíbrio nesse processo, que faz com que eles caiam antes do tempo previsto sem ter outros fios para substituí-los.
Para entender melhor qual a causa dessa baixa capilar e a melhor tática de manutenção desses frágeis aliados da beleza, confira a entrevista exclusiva do Portal TAIFF com o Dr. Valcinir Bedin, Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, Diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele.
Portal TAIFF: Como manter os cabelos saudáveis no verão?
Dr. Bedin: A proteção essencial se dá com o uso de produtos que contenham filtro solar. Precisa ser um tipo especial de filtro solar, chamado de quaternizado, que adere a haste do fio e protege contra os raios ultra-violeta. Produtos com silicones (condicionadores com e sem enxágüe) também são bons para proteger contra a ação do vento.

Portal TAIFF: Quais os principais males que afetam o couro cabeludo no verão?
Dr. Bedin: Os cabelos são vistos, do ponto de vista fisiológico, como algo não muito importante para o corpo, isto é, uma parte que não é essencial para a vida. Como o corpo apenas reconhece-os toda vez que existe algum fator que consuma energia, proteínas, vitaminas ou sais minerais, os cabelos são os que mais sofrem, pois param de receber esses nutrientes, que vão para lugares considerados mais nobres do nosso organismo.
Os males mais ofensivos e conhecidos ao couro cabeludo são o estresse, a caspa, o excesso de oleosidade, o que resulta na falta de crescimento.

Portal TAIFF: Quais os fatores que acarretam a queda dos cabelos?
Dr. Bedin: Quando nos estressamos, o corpo produz uma substância chamada estriol, que serve para nos manter alerta. Este mesmo estriol que nos causa bem ocupa um espaço nos folículos impedindo a entrada de outros nutrientes, fazendo assim que os cabelos parem de ter o seu crescimento e a vitalidade normal.
Nos dias atuais o estresse é a principal causa dos males que desencadeiam a queda dos cabelos. Em uma área específica da cabeça, ou até mesmo do corpo, há uma parada brusca do crescimento dos cabelos ou pêlos, fazendo com que, aproximadamente em dois a três meses, os cabelos dessa área caíam todos. É a chamada pelada, nome popular para alopecia areata.
Outro problema desencadeado pelo estresse é a dermatite seborréica, conhecida popularmente como caspa. Este processo inflamatório das áreas com pêlos se dá preferencialmente em pessoas propensas ao problema, especialmente quando submetidas a uma situação de tensão. Ocorre uma descamação excessiva e um avermelhamento da área, seguido por prurido (coceira). É muito comum em couro cabeludo, especialmente de homens, mas pode ocorrer em mulheres e em outras partes do corpo. Já a oleosidade é mais comum nos homens em função dos hormônios masculinos e também pode ser aumentada pelo estímulo do estresse.

Portal TAIFF: Dê algumas sugestões para evitar esses males e ter cabelos com um aspecto saudável?
Dr. Bedin: A resposta mais fácil e mais difícil de ser executada é: não ficar estressado. Aprenda a relaxar! Todos nós sabemos como isso é difícil, quase impossível. Mas, enquanto vamos apreendendo a viver relaxadamente, podemos controlar os efeitos adversos do estresse, usando produtos, tópicos ou por via sistêmica, que podem melhorar e controlar esta situação e garantir a saúde dos cabelos.
Algumas indicações são: shampoo anti-caspa, que contém como princípios ativos derivados do zinco, cetoconazol, ácido salícilico, entre outros. Já para evitar a oleosidade podem ser adicionados o liquor carbono detergens.
Hoje no tratamento médico para a queda causada por estresse associa-se medicamentos orais à base de proteínas, aminoácidos, vitaminas, sais minerais e agentes estimulantes da divisão celular, com produtos tópicos (minoxidil), o 17-alfa-estradiol e estimuladores da vascularização (Anastim).

Portal TAIFF: Como funciona o tratamento a laser para queda dos cabelos?
Dr. Bedin: O laser de baixa potência chamado LLL (low Level Laser) é utilizado há algum tempo pelos dentistas para clarear os dentes.
Ele tem algumas características muito interessantes como agente antiinflamatório, pois sua luz não chega a causar nenhum dano a pele do couro cabeludo, mas penetra na derme e estimula o crescimento dos cabelos nas áreas em que ele é aplicado.
O aparelho se parece com uma grande escova, só que com uma série de elementos eletrônicos que emitem a luz terapêutica. Possui um sensor de tempo que faz com que a técnica que opera o aparelho troque de posição a cada emissão de um sinal sonoro. Cada sessão dura em torno de meia hora. Não tem contra-indicação.

Portal TAIFF: Quais os alimentos ricos em vitaminas e proteínas para auxiliar no crescimento dos cabelos?
Dr. Bedin: Os cabelos são estruturas protéicas, isto é, feitos de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. Toda vez que algum destes nutrientes está faltando no corpo de uma pessoa, ela pode ter um problema com os cabelos. Eles podem cair, não nascer ou ficar frágeis e quebradiços. Às vezes eles podem mudar de aspecto, de textura e até de forma (ficar mais lisos ou mais encaracolados).
Carnes, vegetais, frutos do mar e leite são essenciais para o crescimento dos fios, as frutas também contribuem muito nesse processo.
As vitaminas mais importantes para os cabelos são aquelas do grupo do complexo B. Portanto, alimentos que contenham estas vitaminas são sempre bem-vindos, como o leite e seus derivados e a maioria dos vegetais.
Com relação aos nutrientes derivados dos sais minerais, temos o ferro, encontrado nas carnes vermelhas, feijão e alguns vegetais verdes escuro, como o brócolis, o couve, o zinco, as ostras, os mariscos e o cobre, encontrados também nos frutos do mar e no chocolate amargo.

Portal TAIFF: Cite algumas dicas caseiras para garantir a qualidade de vida dos fios?
Dr. Bedin: Existem algumas receitas caseiras milagrosas para os cuidados dos cabelos secos, oleosos, normais, crespos e com química:

Secos – aplicar sobre os cabelos molhados uma mistura de meio abacate misturado e batido com uma clara de ovo. Deixar por 20 minutos envolvidos numa touca térmica ou uma toalha quente. Enxaguar bem após o tempo necessário.
Oleosos – aplicar uma mistura de abacaxi (meio fruto) misturado com uma colher de chá de óleo (de amendoim ou de soja), batido no liquidificador.
Normais – misture uma porção de manga grande batida com uma clara de ovo. Aplicar e deixar nos cabelos molhados por 20 minutos. O ideal é que esta receita seja aplicada nos cabelos duas vezes por semana.
Crespos – amasse uma banana e misture com uma clara de ovo. Aplicar nos cabelos e deixar por 20 minutos.
Com química – são cabelos considerados fragilizados e merecem atenção para não agredi-los. O ideal é fazer banhos com chá de erva-cidreira (capim santo) e aplicar duas vezes por semana.

Saiba mais: clique AQUI


16 comentários:

Anônimo disse...

como posso fazer minha pele ficar bem durinha

Anônimo disse...

O uso de MONOVIM A nos cabelos podem causr algum mal a saúde?

Hellen Dayane disse...

Olá bem vinda!!
Olha o monovin não causa nenhum dano, é só vitamina A pura e óleo de amendoim, que é ótimo pra hidratar.
antigamente a fama era todo do arovit, vitamina a comprada em farmacias, até que parou de ser vendida nas farmacias e todos correram para as lojas de produtos agropecuarios, mas não cresce o cabelo 3,4,5,6, cm por mes como dizem por aí.
Ele é ótimo pra dar brilho, manter a saude e hidratar. Talvez ajude a crescer, mas não tanto.
Espero ter ajudado.
Bjo!
;D

Anônimo disse...

para dar firmeza na pele do rosto usar argila misturada com pouco de água

Anônimo disse...

oquê é bom para fazer os cabelos crescer mais rapidamente?

Alessandra Oliveira Teixeira disse...

alguém já fez essas receitas?

Dalila Gonçalves disse...

Bom dia! Meu nome é Dalila

Meu cabelo é liso e fino, porém tive uma perda grande de cabelo, fiz fiversos exames nada acusava. Minha dermatologista sugeriu que eu usasse umas loções e tomasse alguns remédios, além do tratamento com laser. Ainda faço uso das medicações tópica e oral. Ocorre que tenho percebido que, a textura do meu cabelo não é a mesma. Principalmente os fios que estão nascendo, estão com aspecto ondulado,seco meio crespo. Estou ficando doente de ver meu cabelo, como se eu tivesse colocado química. Nunca fiz uso de química alguma. Existe algum tratamento para que eu possa reconstruir os fios? para que eles fiquem como antes, lisinho e sedoso?

Anônimo disse...

Boa tarde! Gostaria de saber se o Pantogar realmente funciona para o crescimento de cabelos.
Obrigada

Anônimo disse...

Que bom essas dicas maravilhosa,muito lindo seu blog e instrutivo tambem.beijos DEUS TE AMA ,TA E TEM PLANOS LINDOS PRA REALIZAR NA SUA VIDA SE VOCE SEGUI-LO.FIQUE NA PAZ.....

sandra almeida disse...

muito obrigada vc e mesmo um genio bjs

Anônimo disse...

olá minha linda boa tarde,olha amei seu poster tá muito claro:olha só eu fasso processo macel no cabelo o famosso {espixo},será que se eu usar o manovim a vais ter algum problema e estou amamentando também.

Anônimo disse...

Olá Doutor
Meu cabelo anda caindo muito, já fui no dermatologista e ela pediu vários exames fiz e o resultado era que não estava absorvendo os nutrientes, ela me passou remédios, loção e shampoo parou de cair uns 50% mas ainda esta caindo muito, também admito que não consigo parar de usar creme e gel por favor me ajude não sei mais o que fazer!
Obrigada

Bruno César Ribeiro disse...

Boa Noite, Doutor!

Tenho um excesso de pele no couro cabeludo, o que me incomoda muito. Gostaria de saber se há algum tipo de tratamento para retirada total dessa pele, ou até mesmo algum tipo de cirurgia plástica. Pelo que andei pesquisando, creio que possa até ser aquela doença rara chamada cutis verticis gyrata.

Agradeço sua atenção!



Agradeço sua atenção!



A'Claudia disse...

Estou desesperada..
Fiz madeixas californianas com descoloração..
Neste momento estou com o cabelo horrível, seco e morto..
Não sei o que fazer?! Ajudem-me por favor..
Faço máscara, cerun pontas e nada.. :(

Anônimo disse...

Qm faz descoloraçaõ e bom oza a linha
Capicilin entrata e da brilho

maria castro disse...

O USO DO MONOVIN A É VERDADE?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
↑Top